Segundo dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco – 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos. Desses, segundo a Anvisa, 28% contêm substâncias não autorizadas. De acordo com a Abrasco, mais da metade dos agrotóxicos usados no Brasil hoje são banidos em países da União Europeia e nos Estados Unidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os países em desenvolvimento, os agrotóxicos causam, anualmente, 70.000 intoxicações agudas e crônicas.
Esses alimentos são consumidos corriqueiramente pelos brasileiros, cheios de conservantes, fertilizantes e agrotóxicos. Assim, com base nesses números surpreendentes e na realidade atual em que o país está inserido pode parecer difícil viver com mais saúde e uma dieta livre de alimentos com agrotóxicos.
Alimentos com agrotóxicos – vilões para a saúde
Os alimentos que mais apresentam teor de agrotóxicos atualmente são a soja e as hortaliças. Junto com o milho, algodão e a cana-de-açúcar, a lavoura de soja representa 80% do total de vendas do setor. Para se ter uma ideia, em 2011 foram plantados 71 milhões de hectares de soja, milho, cana e algodão e também café, cítricos, frutas e eucaliptos, o que corresponde a 853 milhões de litros de agrotóxicos pulverizados, principalmente herbicidas, fungicidas e inseticidas. A soja representa sozinha 40% do volume total de herbicidas, inseticidas, fungicidas e acaricidas, sendo assim a mais prejudicial. Já no cultivo de hortaliças sabe-se que por área plantada, pode-se obter a concentração no uso de ingrediente ativo de 22 fungicidas, podendo chegar a 16 vezes mais agrotóxico do que a soja.
Riscos do consumo de alimentos com agrotóxicos
Os alimentos com agrotóxicos oferecerem muitos riscos à saúde humana. O consumo prolongado de agrotóxicos em uma média de 20 anos pode levar a doenças graves como o câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos e neurológicos. Parte dos agrotóxicos pode se dispersar no ambiente e outra parte ser acumulada no organismo através de ingestão. Assim, para viver com mais saúde é imprescindível uma reavaliação da produção e consumo de alimentos no país, em que algumas soluções seriam a proibição de agrotóxicos já banidos em outros países e a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos bem como outras medidas pertinentes para a saúde pública.
Dados alarmantes, né? Por isso, devemos fazer escolhas inteligentes diariamente: mais produtos orgânicos na mesa!
Você se preocupa com a sua alimentação? Procura comprar produtos orgânicos, livres de agrotóxicos?
What’s up, just wanted to say, I loved this post. It was inspiring.
Keep on posting!
Feel free to surf to my homepage … Supernova adidas –
Thanks.
success in your work