A pimenta vem sendo considerada como um super alimento devido às suas propriedades benéficas à saúde e também funcionais para o corpo. Trata-se de um alimento com poucas calorias, rica em fibras alimentares, vitaminas e minerais. Por ser termogênico, também ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo, de certa forma, para o emagrecimento. Além disso, a presença da capsaicina ajuda a reduzir a taxa de gordura corporal e aumentar a produção de saliva, facilitando a digestão.
Benefícios da pimenta para a saúde
No que tange à saúde, a pimenta pode ajudar a manter um coração saudável, isso se deve ao fato de ajudar na diminuição do colesterol ruim. A pimenta também atua como um excelente anti-inflamatório, sendo assim também pode ser um aliado no combate a artrite e outras doenças inflamatórias.
Por ser rica em vitamina A, a pimenta ajuda a aumentar a imunidade do corpo, prevenindo infecções, o surgimento de doenças e ajuda a descongestionar nariz, devido à estimulação da secreção do muco. Os diabéticos também podem se beneficiar da pimenta, uma vez que a pimenta equilibra os níveis de açúcar no sangue. Pesquisas recentes também mostram que a pimenta pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer e prevenir úlceras do estômago.
Pimenta no uso diário
Com tantos benefícios é interessante inserir a pimenta na sua dieta alimentar. Além de se beneficiar de suas propriedades, você pode aumentar o sabor dos seus pratos, uma vez que a pimenta ajuda a realçar sabores e dar um toque extra às refeições.
Resumo da matéria
A pimenta é rica em vitaminas como, A, B1, B2, C, K, niacina e flavonoides, que conferem ao alimento propriedades antioxidantes, analgésicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, devido à ação dos compostos como a violaxantina e a capsaicina, e trazer benefícios à saúde, como:
Aliviar dor e inflamação (respiratórias e circulatórias);
Promover bem-estar;
Controlar níveis de colesterol;
Aumentar a saciedade durante a refeição;
Ajudar no combate ao câncer.
Tipos de Pimenta
Pimenta-do-reino
Pimenta caiena
Pimenta rosa
Pimenta de cheiro
Pimenta dedo-de-moça
Pimenta-malagueta
Pimenta calabresa
Pimenta negra
Pimenta jalapeno
Pimenta carolina reaper
Pimenta scorpions
Pimenta preta
Pimenta cambuci
Pimenta mexicana
Pimenta cumari
Pimenta doce
Contraindicações
Portadores de doenças gástricas e intestinais devem evitar o consumo. Além disso, aqueles com hipertensão arterial descontrolada que não fazem uso de medicamentos também não devem consumir. Quem não tem contraindicação, pode consumir entre uma ou duas vezes por dia. Lembrando que a melhor maneira de se comer a pimenta é fresca, in natura, para preservar os seus nutrientes. As versões na forma de molho, conservas, geleia, páprica desidratada e dessecada também são opções, mas perdem vitaminas e outros nutrientes no processo. No caso das pimentas em grãos, moer apenas antes de consumir.
Gostou da matéria? Você pode encontrar na web várias receitas interessantes para a utilização da pimenta na dieta diária. Você conhece alguma? Comente! Compartilha conosco!
Visite o nosso site e conheça o nosso portfólio de produtos orgânicos, veganos e especiais. https://www.distribuidora.karpos.com.br/
Siga a gente no Instagram também: @karpos.organicos