O vinagre vivo de maçã, contendo a “mãe”, é um vinagre cru, não filtrado, não refinado e não pasteurizado, feito a partir de maçãs fermentadas, que, de acordo com o Food Technology & Biotechnology[1], é uma fonte rica de microbiota bacteriana saudável.
Mas, o que é a “Mãe” do Vinagre?
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Mãe do Vinagre são as bactérias acéticas, que participam da transformação do vinho em vinagre, produzem uma substância mucilaginosa, gelatinosa, viscosa que se desenvolve inicialmente na superfície, mas aumentando o peso terminam por precipitar e formar a mãe do vinagre.
Confira vários motivos para incluir esse elixir na alimentação diariamente
O vinagre de maçã com a mãe contém importantes enzimas e bactérias que trazem muitos benefícios à saúde. O vinagre “mãe” contém os elementos-chave que tornam o vinagre de maçã cru, não filtrado, um refrescante tônico que pode ajudar a melhorar sua saúde geral.
Pesquisas sobre os incríveis benefícios para a saúde da mãe no vinagre de maçã mostraram que ela contém substâncias bioativas e tem um conteúdo de bactérias diversificado.
O que exatamente a mãe do vinagre contém que a torna tão benéfica?
Fonte de probióticos
A mãe do vinagre de maçã não pasteurizado contém probióticos que podem melhorar a saúde do seu intestino e impulsionar o seu sistema imunológico naturalmente. A Dra. Rebecca L. Fahey, especialista em Integrative Medicine[2], da Revista Mayo Clinic[3], diz que os probióticos encontrados nos vinagres não processados indicam que é um produto de qualidade.
Antioxidantes
Um estudo em 2015 descobriu que a mãe de vinagre de maçã contém altos níveis de antioxidantes. A Revista Mayo Clinic diz, ainda, que os antioxidantes são essenciais para proteger as células dos radicais livres. Isso pode ajudar a prevenir muitas doenças, incluindo doenças cardíacas.
Alto teor de ferro
Outra razão para beber o vinagre de maçã com a mãe é que é uma rica fonte de ferro. Ao analisar os compostos benéficos na mãe do vinagre, os cientistas descobriram que ele contém altos níveis de ferro (Fe). O ferro é importante para ajudar o sangue a transportar oxigênio suficiente e prevenir os sintomas da anemia.
Polifenóis
Como a mãe do vinagre é rica em compostos fenólicos, como ácido gálico e ácido clorogênico, pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e ajudar a prevenir várias doenças. O American Journal of Clinical Nutrition[4] relata que os polifenóis são micronutrientes que ajudam a prevenir doenças degenerativas, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
(Texto adaptado do Instagram: @vinagremontesverdes) https://www.instagram.com/vinagremontesverdes/
A Distribuidora Karpos abastece o mercado varejista do Brasil com o Vinagre Vivo de Maçã Montes Verdes! https://www.distribuidora.karpos.com.br/
Segue a gente no Instagram também: @karpos.organicos https://www.instagram.com/karpos.organicos/
[1] Food Technology and Biotechnology (FTB) é um jornal científico trimestral internacional, um diamante de acesso aberto, revisado por pares, que publica artigos que cobrem uma ampla gama de tópicos, incluindo biologia molecular, engenharia genética, bioquímica, microbiologia, engenharia bioquímica e processamento biotecnológico, ciência de alimentos, análise de ingredientes alimentícios e produtos
[2]Integrative Medicine: medicina funcional altamente consideradas por profissionais de saúde de renome mundial, como os drs. Deepak Chopra, Mark Hyman e Dean Ornish. Conhecida como o futuro da medicina. Fonte: Wikipédia
[3] Mayo Clinic: organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares localizadas em três metrópoles nos USA: Rochester, em Minnesota; Scottsdale/Phoenix, no Arizona; e Jacksonville, na Flórida. Fonte: Wikipédia
[4] The American Journal of Clinical Nutrition, fundado em 1952, é um periódico científico de publicação mensal revisado por pares de publicação no campos da nutrição, como vitaminas e minerais, obesidade e doenças e metabolismo energético. O editor-chefe é Christopher P. Duggan. Wikipédia
Você já conhecia a “mãe” do vinagre vivo de maçã? Gostou do artigo? Comente! Queremos saber a sua opinião!