A alimentação equilibrada associada a outros hábitos de vida saudáveis como fazer atividade física e não fumar é fundamental para a preservação da saúde por uma longa vida. O bom funcionamento do organismo depende de uma nutrição adequada, saudável e sem veneno.
Os alimentos orgânicos reúnem uma série de benefícios e agem no organismo promovendo a saúde e prevenindo doenças de maneira eficaz. São mais nutritivos e saborosos porque os solos em que são produzidos são ricos e balanceados com adubos naturais com maior valor nutricional, e por ser uma produção sem fertilizantes, o sabor e as propriedades funcionais dos alimentos não são alterados.
Os agrotóxicos existentes na agricultura convencional são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, até problemas mais sérios.
A presença de agrotóxicos, alta quantidade de sódio, conservantes e gordura saturada nos alimentos não-orgânicos são prejudiciais à saúde, de modo que custos com tratamentos clínicos e remédios acabam sendo maiores do que o custo um pouco mais elevado do produto orgânico.
Assim, a produção de alimentos orgânicos respeita o meio ambiente e visa a qualidade da iguaria. Não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos e por isso, não causam nenhum dano à saúde do consumidor.
Por isso, consumir alimentos orgânicos é um hábito importante para quem deseja adotar uma alimentação saudável em seu dia a dia e ter uma vida longa e feliz!
Razões para você introduzir alimentos orgânicos em sua dieta diária:
Mais benefícios para a sua saúde:
Inserir alimentos orgânicos no seu dia a dia traz grandes benefícios para a sua saúde, pesquisas comprovam que os orgânicos têm mais fibra alimentar, proteína e minerais como ferro e potássio. E também têm MENOS nitratos e nitritos, que podem ser cancerígenos e provocar má formação.
Protege o meio ambiente:
Isso acontece porque os processos de produção orgânica não utilizam defensivos agrícolas, fertilizantes minerais industrializados ou organismos geneticamente modificados, por isso esses processos promovem o equilíbrio ecológico nos campos de cultivo.
Contribui para uma sociedade mais igualitária:
Grande parte dos produtos orgânicos é originada de pequenos núcleos familiares que têm na terra sua única forma de sustento. Ao manter o solo fértil e saudável, o cultivo orgânico dá ao homem o que plantar, revitalizando as propriedades rurais e garantindo emprego e renda ao homem no campo.
Alimentos orgânicos podem melhorar o seu desempenho nas atividades físicas:
Não é novidade que uma alimentação rica em produtos orgânicos é mais saudável e nutritiva. Mas você sabia que a alimentação orgânica para atletas e praticantes de atividade física pode ser ainda mais benéfica e até auxiliar na melhora da performance?
A alimentação adequada é um dos principais fatores para aumentar o nível de energia, vitalidade e até mesmo a produtividade do indivíduo (em todas as áreas da vida).
Os alimentos orgânicos possuem maior concentração de micronutrientes, fitoquímicos e compostos bioativos do que os alimentos convencionais. Os fitoquímicos e compostos bioativos são nutrientes produzidos pelas plantas para as protegerem das ameaças do meio ambiente como insetos, fungos, bactérias, calor, raios solares e outros.
Na agricultura convencional devido ao uso de defensivos químicos que “protegem” as plantas, justamente esses compostos importantes para a saúde dos vegetais e também humana são produzidos em quantidade mínima.Desta forma, os alimentos orgânicos, que precisam se “defender sozinhos”, possuem naturalmente uma maior concentração de compostos bioativos e fitoquímicos.
Além disso, alimentos orgânicos normalmente são fornecidos por pequenos produtores locais, evitando grandes deslocamentos e sofrendo menor ação do calor, luz e oxigênio, que degradam essas substâncias e muitos micronutrientes sensíveis.
Os micronutrientes, fitoquímicos e compostos bioativos, entre outras funções, são fundamentais para a produção de hormônios e enzimas, por sua atuação no sistema nervoso, na otimização do funcionamento celular e no sistema imunológico e, principalmente, por serem altamente antioxidantes. Todas essas atividades têm ligação direta com a performance esportiva.
Nosso organismo precisa de pequenas quantidades dessas substâncias, porém de forma frequente, demonstrando assim a importância de uma alimentação o mais natural possível.
Comente!
Gostou do artigo? Você tem hábitos alimentares saudáveis? Comente!
Segue a gente nas redes sociais:
FACEBOOK: https://www.facebook.com/karposorganicos/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/karpos.organicos/