O extremo sul catarinense, representando uma das belezas naturais mais marcantes do Estado, apresenta um rico ecossistema a ser preservado. No Canyon Fortaleza encontramos as principais nascentes dos rios que abastecem essa região, motivo pelo qual é uma região de destaque em produção de arroz irrigado.
O sistema orgânico de plantio é uma produção sustentável, sem a utilização de agrotóxicos e de fertilizantes químicos, visando assim, a proteção e a preservação do ecossistema natural, bem como a qualidade de vida dos produtores e consumidores.
Esse programa favorece os pequenos produtores familiares da região, representando o aumento da renda e a manutenção do homem no campo.
Como são plantados os alimentos orgânicos?
Para sabermos como são plantados os alimentos orgânicos, precisamos entender que este tipo de agricultura tem por meta não somente a produção, mas também a preservação do solo (que é considerado um organismo vivo) e o bem-estar de todos os seres (animais, plantas e seres humanos) buscando o equilíbrio biológico através de técnicas integradoras e saudáveis.
A agricultura orgânica defende a prática do manejo sem o uso de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, adubos químicos e pesticidas que prejudicam os solos e as águas, garantindo. Tal manejo tem como fundamentos básicos o respeito à natureza e reconhecimento da necessidade de recursos naturais não renováveis; diversificação de culturas como item importante para a sustentabilidade; entender que o solo é um organismo vivo e a independência dos sistemas de produção, pois substituem os insumos tecnológicos usados no segmento agroindustrial.
Agricultura orgânica no Brasil
O Brasil é referência como produtor e exportador de alimentos orgânicos. São mais de 15 mil locais certificados e regulamentados. Desses, 75% são referentes a agricultores familiares.
A COOPERATIVA DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NOVA SANTA RITA LTDA. – COOPAN, fundada em 30 de junho de 1995, é formada por um grupo de famílias que acreditaram na forma coletiva de organização econômica e social da produção, agro industrialização e comercialização dos frutos de seu trabalho.
Na agrovila fica localizada a sede da Cooperativa e no seu entorno estão as moradias, onde vivem as famílias, próximas dos estabelecimentos de produção e industrialização de suínos e o engenho de arroz.
A estratégia, além de criar autonomia na produção e comercialização de arroz orgânico, busca valorizar a cultura dos agricultores e a sua sabedoria. São projetos como esse da COOPAN e do MST que tem ganhado a simpatia e a confiança dos agricultores e dos consumidores brasileiros.
Produzido Ecologicamente
O Arroz Orgânico é um alimento puro e saudável. Produzido com técnicas agrícolas que garantem a conservação do meio ambiente, preservam a biodiversidade, sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, proporcionando mais saúde e maior qualidade de vida.
A produção orgânica requer certificação, que é feita por auditoria de forma permanente, em todos os processos de produção e industrialização, garantindo que os produtos estejam dentro das normas e padrões nacionais e internacionais dos orgânicos.
Durante o plantio também não se utiliza sementes transgênicas para o cultivo, já que o produtor não pode modificar as características reais do solo e do meio a serem utilizados no plantio. Quando se fala em como são plantados alimentos orgânicos, entende-se que apenas utilizam sistemas naturais no processo para combater pragas e fertilizar o solo.
Consumir alimentos orgânicos está relacionado a um consumo ecológico mais consciente e preocupado com o bem estar dos animais, defendendo a criação dos animais de forma livre e sem uso de aditivos que prejudicam os seres vivos.
Você sabia?
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) – prevê colher 12,4 mil toneladas do produto nesta safra de 2021, por meio de cooperativas no Rio Grande do Sul.
A expectativa do MST é de colher 248 mil sacas de 50 quilos. Parte dessa produção, e de vários outros itens, pode ser adquirida nos Armazéns do Campo, lojas mantidas pelo MST em várias cidades. No ano passado, integrantes do movimento doaram 4 mil toneladas de alimentos e 700 mil marmitas. No Rio Grande do Sul, os assentados doaram mais de 300 toneladas de alimentos.
Alimentos orgânicos para consumo
Hoje em dia, temos fácil acesso a uma grande variedade de verduras, legumes, frutas, mas também, arroz e derivados, como as farinhas, milho e os derivados, como, óleos e até cervejas e vinhos orgânicos, sem adição de produtos químicos. Dentre os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil estão a cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva.
Além de não prejudicar o meio ambiente, a agricultura orgânica traz como vantagens o equilíbrio microbiológico do solo, pois utiliza a rotação de culturas, adubação verde e a compostagem.
Como comprar arroz orgânico e outros produtos orgânicos com qualidade comprovada?
Acesse o site de compras da DISTRIBUIDORA KARPOS: https://www.distribuidora.karpos.com.br/marcas/organicos/
Acesse as nossas redes sociais: