Quando se fala em saúde, bem estar e alimentação saudável é comum ouvirmos falar em alimentos funcionais, seja em jornais, na televisão, em sites, revistas ou outros meios de comunicação. Mas, você sabe o que são alimentos funcionais? Quais são eles? E os seus benefícios para a saúde?
Os alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecer as funções nutricionais básicas ao organismo, também atuam no metabolismo e nos processos fisiológicos do corpo auxiliando o organismo a potencializar suas funções vitais. Sabe-se também que alguns alimentos funcionais podem estar diretamente associados com a prevenção de algumas doenças crônicas.
Alimentos considerados funcionais
1- Verduras
Deve-se consumir pelo menos três verduras diferentes por dia. As verduras colaboram para prevenir doenças cardíacas e relativas à hipertensão arterial
2- Frutas
O ideal é consumir de três a cinco frutas por dia. Os mesmos benefícios das verduras se aplicam às frutas.
3- Aveia
A quantidade diária é de três colheres de sopa de farelo de aveia ou quatro colheres de sopa de aveia integral. A aveia contribui para o melhor funcionamento do sistema digestivo, além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, auxiliando na eliminação de gordura ingerida.
4- Peixes frescos (sardinha, salmão, atum, cavala e bacalhau)
O ideal é consumir 180 gramas por semana. Estes alimentos colaboram para prevenir Infarto e AVC; reduzem o colesterol “ruim” (LDL) e aumentam o “bom” (HDL). Lembrando que não é recomendado consumi-los fritos.
5- Azeite de oliva
Deve-se ingerir uma colher de sopa por dia, sem aquecer. O azeite auxilia na redução do LDL e melhora o processo digestivo de outras gorduras.
6- Castanha do pará
A quantidade recomendada é de duas unidades de castanha do pará por dia. Este alimento auxilia na prevenção de problemas cardíacos, impedindo a degeneração celular e protegendo o sistema imunológico.
7- Castanha de cajú
Recomenda-se ingerir de cinco a seis unidades por dia. A castanha de caju colabora para diminuir a pressão sanguínea, evitando ataques cardíacos.
8- Linhaça
Deve-se consumir duas colheres (sopa) de farinha de linhaça ou dois copinhos (dos de café) de linhaça por dia. Para aproveitar os nutrientes, o ideal é triturar a linhaça, evitando guardá-la triturada por muito tempo. O consumo deste alimento ajuda a reduzir o LDL, auxilia no controle glicêmico, regulariza o trato intestinal e promove saciedade. Além destes benefícios, alivia os sintomas da TPM.
9- Gergelim
A quantidade recomendada é de uma colher de sopa (15g) por dia. O gergelim auxilia no controle de colesterol total e LDL, podendo aumentar o HDL, quando consumido em grandes quantidades.
10- Soja Orgânica
É recomendado consumir 150 g de grão de soja orgânica (uma xícara de chá) por dia. A soja diminui o risco de desenvolver câncer e combate doenças cardiovasculares.
11- Alho
O alho possui atividade antimicrobiana e bactericida. O alho colabora para reduzir a pressão arterial, diminuindo a taxa de LDL e a aumentando os níveis do LDL. O ideal é ingerir um dente por dia.
12- Uva vermelha e roxa
Dois copos de suco de uva reduzem os níveis de LDL, aumentam o HDL e contribuem para diminuição da pressão arterial.
13- Chá Verde
Á quantidade recomendada é de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer de esôfago). O chá verde auxilia na prevenção de tumores malignos, além de retardar o envelhecimento.
14- Tomate Orgânico
Uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia reduz o risco de aterosclerose e doenças cardíacas. Além disso, auxilia na prevenção do câncer de próstata.
15- Vinho tinto Seco
A quantidade ideal é de uma taça por dia. O vinho colabora para o controle da pressão arterial, diminuindo o colesterol “ruim” (LDL) e aumentando o “bom” (HDL).
Benefícios dos alimentos funcionais
Os alimentos funcionais podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares, diminuição de inflamação e formação de coágulos no sangue, alívio dos sintomas da menopausa em mulheres, combate a células cancerígenas, atividade antioxidante retardando o envelhecimento das células, proteção contra degeneração macular, melhora da visão, controle de doenças autoimunes, melhora da saúde do intestino e controle do colesterol e da glicemia no organismo.
Como acrescentar na dieta?
É importante que esses alimentos sejam inseridos na dieta diária, pois os benefícios só são possíveis através da regularidade do consumo dos alimentos funcionais. Além disso, é importante a prática de atividade física regular para otimizar os efeitos desses alimentos, bem como manter uma vida longe de estresse para aumentar a expectativa de vida.
Propriedades de alguns alimentos funcionais:
- Soja e derivados: Isoflavonas;
- Iogurte: probióticos;
- Frutas cítricas: vitamina C;
- Milho, kiwi, abobrinha: antioxidantes (luteína e zeaxantina);
- Chá verde, uva, vinho tinto: catequinas;
- Azeite, sardinha, semente de chia e nozes: ômega 3;
- Tomate, goiaba e melancia: licopeno;
- Aveia, maracujá e amêndoas: fibras Solúveis.
Importante: Dê preferência aos produtos oriundos da agricultura orgânica. Por serem livres de agrotóxicos, eles preservam os nutrientes que atuam no metabolismo e nos processos fisiológicos do corpo.
Você já sabia das funcionalidades dos alimentos relacionados acima? Você costuma consumir produtos orgânicos na sua dieta diária? Conta pra gente! Comente!