Salutogênese é um conceito criado pelo pesquisador Aaron Antonovsky, em 1979, para especificar as forças que geram saúde, se opondo ao fenômeno da pantogênese que são os propulsores das doenças. Segundo o pesquisador adquirir certos hábitos e intensificar certas atitudes relacionadas à salutogênese pode fazer com que se reduza significativamente as chances de desenvolver alguma doença no futuro. A salutogênese está fundamentada no conceito de “senso de coerência” que é um estado de bem estar pleno com o meio em que se vive e consigo mesmo, contribuindo para uma vida mais leve, livre de doenças. (Fonte: Wikipédia)
Pilares do senso de coerência
Alguns outros pesquisadores posteriormente aprofundaram o conceito do “senso de coerência” subdividindo em: significado, flexibilidade e estímulo. O primeiro se refere aos valores sociais e pessoais que formam a base da sociedade que se concretizam através da troca de informações e inter-relações. A flexibilidade está muito relacionada com a resiliência, ou seja, a capacidade de adaptação do indivíduo em um meio, gerando harmonia. Já o estímulo é uma espécie de força motriz que atrai os indivíduos em consonância aproximando-os dos âmbitos da vida como um todo: profissão, família e sociedade.
Salutogênese como saúde
Pesquisadores, bem como profissionais das áreas de medicina psicossomática e neurociências do comportamento, utilizam esse conceito em seus estudos dividindo o bem estar em domínios diferenciados como trabalho, vida pessoal e familiar, hábitos de vida e espiritualidade. Profissionais que atuam na área de qualidade de vida são aqueles que mais utilizam os conceitos de Antonovsky para orientar as pessoas a se adequar às alternativas mais saudáveis. A Organização Mundial da Saúde também reconhece a importância dessa teoria e, até por isso, redefiniu o conceito de saúde para uma condição que está atrelada ao bem estar físico, psíquico e social.
Aplicação da salutogênese
Os conceitos de salutogênese parecem estar bem definidos no âmbito teórico, mas quando se fala em questões práticas ainda falta muito a ser desenvolvido. Até por isso, poucos são os profissionais que se utilizam desses conceitos na resolução de problemas e prevenção de doenças. Diferente da medicina convencional, essa medicina baseada na salutogênese atua em métodos terapêuticos voltados para o equilíbrio do indivíduo que podem ser imprescindíveis na prevenção de doenças através da associação com a medicina chinesa, a alimentação saudável, equilibrada, orgânica é considerada imprescindível nessa associação, sobre isso falaremos em um próximo artigo, acompanhe as publicações do nosso blog.
3 princípios que ajudam a desenvolver a saúde: Físico, anímico e espiritual:
A nível físico, trata-se do princípio da heterostase: a capacidade humana de ir ao encontro do estranho e do conflito, fortalecendo-se nesta interação. O princípio da heterostase, significa, pois, aprender a lidar com o stress e não apenas evitá-lo. Há que aprender a conhecer e ampliar os limites da própria resistência física e anímica.
No âmbito anímico, trata-se, de acordo com a salutogênese, de criar um sentido de coerência, de interligação de tudo o que existe. Só quando a pessoa conseguir integrar-se no contexto grande e pequeno do universo da sua vida, poderá encontrar o sentido desta vida. Como se adquire este sentido de coerência? Antonovsky diz simples e singelamente: desde criança, o indivíduo precisa aprender, pela sua educação, uma cosmovisão satisfatória. Deve poder aprender que o mundo é:
· Compreensível;
· Significativo; valioso, repleto de sentido;
· Manuseável, permitindo a ação.
O terceiro princípio – o mais difícil para aprendermos hoje, é construirmos resistência a nível espiritual, pela confiança que desenvolvemos, no decorrer e no sentido da evolução da humanidade. Quantas pessoas não existem hoje que caem na depressão por terem perdido a confiança na evolução, em Deus e no Homem. Para muitos, torna-se insuportável a informação constante sobre atrocidades, violência, corrupção, guerras, catástrofes. As consequências são: doenças, drogas, abuso de medicamentos, ou atos desesperados como o terrorismo ou o suicídio.
(Adaptação do texto de Michaela Glöckler. “UM NOVO PARADIGMA EM SAÚDE – SALUTOGÊNESE) |
Gostou do artigo? Trouxe muita informação importante para você seguir um caminho para viver e envelhecer bem? Comente! Compartilhe com os seus amigos!