Consumir produtos orgânicos traz muitos benefícios para a saúde, além de serem sustentáveis acarretando bem-estar e qualidade de vida para todos. Os orgânicos são cultivados sem agrotóxicos e adubos químicos, tornando-os mais saudáveis. A questão é tão séria, que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento emite um selo atestando que isso foi cumprido. Portanto, só é produto orgânico aquele que tem o selo do MAPA.
Como saber se o produto é seguro?
Essa busca pela qualidade de vida tem promovido uma transição nos hábitos das pessoas, tornando os produtos naturais e saudáveis mais requisitados. Devido a isso, os rigorosos padrões de produção orgânica devem ser certificados para trazer mais segurança ao meio ambiente e a sociedade. Procure sempre pelo selo “Produto Orgânico”. Mas, procure também conhecer a origem do produto, conhecer o produtor para saber se ele realmente está devidamente certificado.
Critérios fundamentais para a certificação de um produto orgânico
Para ser reconhecido como produto orgânico, como dito acima, é necessário o selo de certificação, que garante ao consumidor a segurança de que foi produzido de acordo com o parâmetro de manipulação e qualidade exigidos. O selo é disponibilizado apenas para métodos de produção que dispensam quaisquer defensivos químicos, fertilizantes minerais industrializados ou OGMs (Organismos Geneticamente Modificados).
Certificadoras Credenciadas
Existem muitas certificadoras credenciadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para atuarem no Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica:
Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sistema Participativo)
ANC – Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região
ABIO – Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro
Rede Ecovida – Associação Ecovida de Certificação Participativa
ABD – Associação Biodinâmica
Organismos de Avaliação da Conformidade Orgânica pela Certificação por Auditoria
- TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná
- ECOCERT Brasil Certificadora Ltda.
- IBD Certificações Ltda.
- IMO CONTROL – Instituto de Mercado Ecológico
- INT – Instituto Nacional de Tecnologia
- Instituto Chão Vivo de Avaliação da Conformidade
- OIA – Organização Internacional Agropecuária
Rigorosos padrões de produção orgânica garantem saúde e responsabilidade social
Visando valorizar a saúde, o meio ambiente e a responsabilidade social, os produtores orgânicos oferecem produtos sustentáveis ajudando o Brasil a alcançar uma consciência cada vez mais natural e responsável. Produzir e comercializar produtos orgânicos sustentáveis consiste em construir um mundo melhor, valorizando a saúde e o meio ambiente.
Para ter uma alimentação saudável e nutritiva, muitas pessoas aderiram à ingestão de alimentos e suplementos orgânicos. Os suplementos têm ganhado cada vez mais espaço na rotina de quem pratica exercícios físicos.
Adotar produtos naturais auxilia na melhora da performance atlética sem prejudicar a saúde.
Você já aderiu aos “orgânicos”? Conta pra gente! Comente!
Compre agora produtos orgânicos! Acesse o site da Distribuidora Karpos, clique no link.